Primeros serviços da ponte são iniciados em Ilhéus

Obras iniciadas com montagem de fundação
Secom/Gidelzo Silva

A execução dos serviços de cravação da primeira camisa metálica em tubo de aço marcou o início da construção da nova ponte do Pontal em Ilhéus, nesta  quinta-feira, 29. Segundo José Ubaldo de Brito, especialista em Obras Públicas do Derba – Departamento de Infraestrutura deTransportes da Bahia, autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) – a estrutura é enterrada no solo para posterior instalação das armaduras de concreto.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, considera a obra da nova ponte um investimento fundamental para o desenvolvimento urbano do município, além de atender uma reivindicação antiga dos ilheenses. “Junto com o Porto Sul, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o aeroporto internacional, estes investimentos serão capazes de produzir grandes transformações positivas em Ilhéus e em toda a região”, acrescentou o prefeito.

As obras de montagem e fundação da nova ponte de Ilhéus - a primeira estaiada da Bahia – consolidam um importante avanço na infraestrutura urbana da cidade. Com investimentos previstos de R$ 165 milhões, o equipamento terá 497 metros de extensão, um vão central de 182 metros e dois vãos laterais de 42 metros cada, totalizando 308 metros. A estrutura contará com quatro vias para veículos, uma via para pedestres e uma via para ciclistas.

Além da nova ponte de 26 metros de largura e 80 metros de altura, a obra prevê também a construção de 2,2 quilômetros de sistema viário no trecho da rodovia BA-001. A obra, que está sendo erguida pela Constran, ainda inclui a implantação de vias de acesso e outras intervenções urbanas.

Este tipo de construção, segundo os engenheiros da, foi escolhido pela possibilidade do vão livre, sem pilares, que permite o livre tráfego de navios, além da beleza estética. A nova ponte atende reivindicação primordial da população de Ilhéus, que sofre os transtornos dos constantes congestionamentos na ponte Lomanto Júnior, atualmente a única ligação entre o bairro Pontal e o centro da cidade.